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Quais são as áreas de Recursos Humanos?

No blog Inside, já abordamos alguns aspectos que você precisa conhecer antes de começar o curso de recursos humanos e qual a sua grade curricular. Mas agora, que tal conhecer as principais áreas de Recursos Humanos para ser assertivo no momento de investir nessa profissão?

Recrutamento e seleção:

Nesta área, a principal responsabilidade é a atração dos profissionais mais qualificados para um processo seletivo para comporem as vagas internas oferecidas pela instituição. Envolvendo mais do que apenas a análise de currículos, é necessário entender se o candidato é compatível com a cultura da empresa, bem como, se seu perfil e suas habilidades condizem com o que a empresa procura. Aqui se faz fundamental boa comunicação, escuta ativa e conhecimento sobre o comportamento humano, para tornar o processo mais assertivo.

Departamento pessoal:

Como profissional de departamento pessoal, assume-se a atuação com a parte burocrática de Recursos Humanos. Dentre as principais funções de sua responsabilidade estão as folhas de pagamento, o controle da jornada de trabalho, processos previdenciários, férias e licenças, assim como admissões, demissões e afastamentos. Neste caso, são importantes habilidades como organização, senso analítico, conhecimento de planilhas, afinidade com cálculos e com a tecnologia.

Treinamento e desenvolvimento:

Indispensável para o sucesso de uma organização, a área de treinamento e desenvolvimento atua diretamente na capacitação, educação e desenvolvimento dos funcionários. Para esta posição, as competências de criatividade, facilidade em lidar com as pessoas, flexibilidade e didática são muito bem-vindas.

Remuneração e benefícios:

Sendo uma área intimamente ligada aos resultados da empresa, por manter o time satisfeito com sua remuneração e benefícios concedidos, essa posição faz parte das estratégias que visam potencializar o melhor ambiente de trabalho que se possa alcançar para os colaboradores. Isso se dá através da definição dos cargos e de suas remunerações, do mapeamento de necessidades dos funcionários e também da montagem e da gestão das cestas de benefícios que serão concedidas. Diante disso, esse profissional precisa contar com visão estratégica, boa capacidade de interação com os demais e acima de tudo, com muita empatia.

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