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Funções de um profissional de RH: quais são elas?

Incumbido da responsabilidade de gerenciar e desenvolver as pessoas que compõem uma empresa, o profissional de Recursos Humanos tem diversas funções, que ao serem combinadas, resultam em uma equipe que tenha o perfil da empresa e que esteja sempre motivada.

Dentre elas, encontra-se a gestão de processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, bem como, gestão de benefícios e remuneração, sempre visando garantir que a equipe se mantenha engajada para alcançar os objetivos e metas da empresa.

Como o profissional de RH atua no recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção é essencial para assegurar que a empresa tenha as pessoas certas no lugar certo. Sendo essa uma das responsabilidades do profissional de RH, é ele quem faz o anúncio das vagas, analisa os currículos, realiza as entrevistas e toma a decisão — na maioria das vezes em conjunto com a diretoria, de quem será contratado.

Além disso, é responsabilidade desse profissional também desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores, com o intuito de garantir que estejam capacitados para desempenhar suas funções de maneira eficiente e eficaz.

Gestão de benefícios: qual a responsabilidade do RH?

Outra função muito importante de um profissional de RH é a gestão de benefícios e remuneração. São eles os encarregado por desenvolver e implementar os programas de benefícios, como planos de saúde e odontológicos, seguro de vida, licença-maternidade e férias remuneradas, dentre muitos outros. Assim como, é atribuída ao profissional de Recursos Humanos a missão de garantir que os funcionários estejam recebendo uma remuneração justa e competitiva.

Gestão de conflitos: como o profissional de RH deve agir?

Ainda, há também a atuação na gestão de conflitos. Os profissionais de Recursos Humanos devem certificar-se de que o ambiente de trabalho está saudável e equilibrado, e que os conflitos sejam resolvidos rapidamente. Inclusive, é delegada da mesma forma a tarefa de desenvolver políticas e programas que promovam um ambiente de trabalho positivo e harmonioso, como programas de prevenção de violência e programas de diversidade e inclusão.

Profissionais de RH e a legislação trabalhista: como deve ser essa relação?

Por fim, mas não menos importante, são esses os profissionais que asseguram que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas e com a segurança no trabalho. Isso inclui garantir que os colaboradores estejam registrados corretamente, que estejam recebendo todos os benefícios e salários a que têm direito e que a empresa esteja cumprindo todas as regulamentações e leis aplicáveis.

Entenda mais sobre essa profissão conferindo os artigos de nosso blog!

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