Sou Professor
05banner (1)
Curso de RH: saiba o que estudar e onde fazer!

Os profissionais de Recursos Humanos são os responsáveis por oxigenar as empresas e organizações com o “ativo mais valioso”: o capital humano. Assim, é essencial que estejam cada vez mais preparados para encontrar os profissionais certos, pois a área de recursos humanos é a que mais teve expansão nas organizações nos últimos anos, gerando oportunidades de emprego — seja estágio ou efetivo, em todo o Brasil.

Além disso, é uma área muito dinâmica e bem divertida, uma vez que, o RH é responsável por gerir o clima das empresas, despertando motivação, incentivando o desenvolvimento, trazendo avaliações sobre os colaboradores, sinalizando oportunidades de promoções, dentre muitos outros aspectos. Bem como, é uma área também muito estratégica, pois é uma peça fundamental para motivar os funcionários a alcançarem seus objetivos e as metas da empresa.

Ficou curioso para entender mais sobre o que se aprende no curso de RH? Acompanhe o conteúdo a seguir:

Quais as principais matérias do curso de RH?

A matriz curricular é composta por matérias que visam possibilitar a compreensão e entendimento de todas as relações entre os colaboradores e as empresas. Indo desde questões de administração, seleção, recrutamento, comunicação institucional, benefícios, desenvolvimento profissional, gestão de conflitos, ética e legislação, economia, dentre muitas outras.

Quem escolhe a graduação tecnológica em RH contará com 06 disciplinas principais:

Gestão de pessoas:

O aluno aprenderá como se dão os mecanismos fundamentais para gerenciar pessoas, o que envolve o desenvolvimento de habilidades, compreensão do direito do trabalho, treinar e motivar os colaboradores, a importância de construir um feedback assertivo e como impulsionar o crescimento pessoal e profissional.

Gestão de projetos:

Uma disciplina de caráter mais prático onde se aprende a planejar, executar, realizar o monitoramento e a conduzir a conclusão de um trabalho de equipe para que os objetivos traçados sejam atingidos. Bem como, atender prazos, compreender as fases do desenvolvimento, estimular a produtividade e guiar tomadas de decisões.

Gestão do conhecimento:

Nesta matéria, a pauta é o processo de criação, compartilhamento, utilização e gerenciamento das informações e dos dados de uma empresa. Portanto, trata de metodologias e práticas mais adequadas para alcançar os objetivos de um negócio utilizando os recursos intelectuais.

Fundamentos de sociologia:

Considerando a imensa pluralidade cultural, principalmente no Brasil, esse fator passa a ter um foco extremamente relevante para a produtividade. Além da necessidade de treinar os colaboradores para a abertura à convivência, respeito mútuo e equilíbrio no ambiente corporativo. Ainda, o aluno aprenderá também como valorizar e desenvolver aspectos particulares em cada colaborador.

Legislação social e trabalhista:

Essa disciplina discorre sobre o progresso social, evolução da legislação até os dias atuais e a melhoria das condições de vida no ambiente de trabalho.

Práticas trabalhistas:

Entender quais são as práticas trabalhistas, tal como, adquirir conhecimento teórico e prático para o exercício da profissão alinhados com as leis e uma abordagem multidisciplinar das relações que compõe trabalho e emprego. Ainda, olhando também sobre o viés social e psicológico dos funcionários.

Onde fazer o curso de RH?

Você encontra a graduação de Tecnólogo em Recursos Humanos aqui no Inside. Com duração média de 24 meses (2 anos) e contemplando diferentes âmbitos dos conhecimentos necessários para sua atuação enquanto profissional, nós vamos te ajudar a transformar a sua carreira, através da conquista do seu diploma e ingresso no mercado de trabalho como um profissional apto a realizar grandes feitos! Entre em contato com nossa consultora de carreiras, conheça mais sobre nossa grade curricular e faça já sua inscrição.